quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O grande poder de um protozoário!

Protozoário é uma palavra de origem grega que significa "animal primitivo". Os protozoários receberam esse nome porque, no passado, alguns deles, ao serem estudados, foram confundidos com animais.
Os protozoários são seres heterótrofos. Podem viver isolados ou formar colônias, ter vida livre ou associar-se a outros organismos, e habitam os mais variados tipos de ambiente. Algumas espécies são parasitas de seres diversos, até mesmo do ser humano. 
Protist collage.jpg
A maioria dos protozoários são de vida livre e aquática podendo ser encontrados na água docesalobra ou água salgada, levam vida livre também em lugares úmidos rastejando pelo solo ou sobrematéria orgânica em decomposição ou agem como parasitas de diversos organismos, podendo gerar doenças conhecidas por protozooses. A reprodução dos protozoários geralmente é assexual acontecendo por divisão múltipla onde o microorganismo apenas se divide em cópias dele mesmo, alguns produzem esporos para se disseminarem pelo ambiente, às vezes alguns também apresentamreprodução sexual havendo nítida troca de material genético entre um micro-organismo e outro.

Os protozoários são classicamente divididos em quatro grupos de acordo com o seu meio de locomoção: 

Os ciliados se locomovem na água através do batimento de cílios numerosos e curtos, enquanto os flagelados utilizam o movimento de um único longo flagelo. Os rizópodos utilizam pseudópodos ("falsos pés"), moldando a forma do seu próprio corpo para se locomover. Os protozoários que não possuem organelas locomotoras nem vacúolos contráteis são chamados esporozoários. Porém é preciso lembra que esses grupos não representam a origem evolutiva dos organismos, pois não são grupos monofiléticos.

 Doenças causadas por protozoários parasitas envolvem, basicamente, dois locais de parasitismo: o sangue e o tubo digestório. No entanto, a pele, o coração, os órgãos do sistema genital e os sistema linfático também constituem locais em que os parasitas podem se instalar. Essas doenças envolvem, em seu ciclo, hospedeiros, isto é, organismos vivos em que os parasitas se desenvolvem.
Caso o agente parasitário utilize dois hospedeiros para completar o seu ciclo de vida, considera-se como hospedeiro definitivo aquele local no qual o parasita se reproduz assexuadamente. Hospedeiro intermediário é aquele no qual o parasita se reproduz assexuadamente.
Quase sempre o homem atua como hospedeiro definitivo; na malária, no entanto, a reprodução sexuada dos parasitas ocorre nos pernilongos que são, então, considerados hospedeiros definitivos, sendo o homem o hospedeiro intermediário.
No Brasil, as doenças mais frequentes causadas por protozoários são : 
• Malária
• Amebíase
• Doença de Chagas
• Giardíase
• Tricomoníase

O vídeo abaixo apresenta as características e fotos de algumas doenças citadas acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário